domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA



Plano de aula
Tema: Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
A proposta deste plano de aula e levar para a sala de aula atividades que favoreça a capacidade leitora e escritora dos alunos através de tabelas e gráficos, favorecendo aquisição de raciocínio, argumentos e também o planejar e o pensar.
 



Objetivo Geral: Compreender situações-problemas que envolvam leitura e interpretação de gráficos e tabelas, porcentagem, números decimais.
Objetivos específicos: Saber expressar de modo significativo a leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
Justificativa: Resolver problemas significativos no cotidiano.
Conteúdos envolvidos:
·         Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
·         Porcentagem
·         Regra de 3 simples
·         As 4 operações fundamentais
·         Números decimais – Aproximação
Blocos temáticos
·         Números
·         Grandezas e Medidas
·         Tratamento da informação
Anos/Série
·         7ºano/6ºsérie
·         Habilidades
·         H28 – Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade. (GII).
·         H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos conceitos: Proporcionalidade, Escala, Velocidade, Porcentagem. (GII)
·         H34 – Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas. (GIII)
·         H35 – Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de gráficos. (GIII)
·         H36 – Identificar o gráfico adequado para representar um conjunto de dados e informações. (GI)
·         Grupos de competência
·         GI – Competências de Observar
·         GII – Competências de Realizar
·         GIII – Competências de Compreender
Estratégias
Resolução do exercício de interpretação da tabela e identificação dos gráficos de setores, envolvendo conjuntos numéricos, quatro operações, números decimais, porcentagem e regra de três.
Outras estratégias poderiam ser utilizadas para aguçar as competências leitora e escritora, como: selecionar alguns gráficos de jornais e revistas para observar e classificar os tipos de gráficos; formular perguntas para desenvolver a competências de gráficos e tabelas; pedir para que façam leitura e interpretação do gráfico e apresentar para sala; utilizar recursos tecnológicos na apresentação, utilizando o  excel.
Recursos Metodológicos
·         Caderno do professor e aluno.
·         Jornais e revistas
·         Livro didático.
·         Software Matemático.
·         Jogos Online.
·         Sites Educativos
·         Lousa, giz, compassos.
·         Calculadora.

Avaliação e recuperação
Será de forma continua e ocorrerá durante as atividades. Detectadas as defasagens, retomar os conteúdos que não apreendidos para que ocorra uma aprendizagem eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário