Plano
de aula
Tema:
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
A proposta deste plano de aula e
levar para a sala de aula atividades que favoreça a capacidade leitora e
escritora dos alunos através de tabelas e gráficos, favorecendo aquisição de
raciocínio, argumentos e também o planejar e o pensar.
Objetivo
Geral: Compreender situações-problemas que envolvam leitura e
interpretação de gráficos e tabelas, porcentagem, números decimais.
Objetivos
específicos: Saber expressar de modo significativo a
leitura e interpretação de gráficos e tabelas.
Justificativa:
Resolver
problemas significativos no cotidiano.
Conteúdos
envolvidos:
·
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas
·
Porcentagem
·
Regra de 3 simples
·
As 4 operações fundamentais
·
Números decimais – Aproximação
Blocos
temáticos
·
Números
·
Grandezas e Medidas
·
Tratamento da informação
Anos/Série
·
7ºano/6ºsérie
·
Habilidades
·
H28 – Reconhecer situações que envolvam
proporcionalidade. (GII).
·
H30 – Reconhecer o conceito de razão em
diversos conceitos: Proporcionalidade, Escala, Velocidade, Porcentagem. (GII)
·
H34 – Identificar e interpretar informações
transmitidas por meio de tabelas. (GIII)
·
H35 – Identificar e interpretar informações
transmitidas por meio de gráficos. (GIII)
·
H36 – Identificar o gráfico adequado para
representar um conjunto de dados e informações. (GI)
·
Grupos
de competência
·
GI – Competências de Observar
·
GII – Competências de Realizar
·
GIII – Competências de Compreender
Estratégias
Resolução do exercício de
interpretação da tabela e identificação dos gráficos de setores, envolvendo
conjuntos numéricos, quatro operações, números decimais, porcentagem e regra de
três.
Outras estratégias poderiam
ser utilizadas para aguçar as competências leitora e escritora, como:
selecionar alguns gráficos de jornais e revistas para observar e classificar os
tipos de gráficos; formular perguntas para desenvolver a competências de
gráficos e tabelas; pedir para que façam leitura e interpretação do gráfico e
apresentar para sala; utilizar recursos tecnológicos na apresentação,
utilizando o excel.
Recursos
Metodológicos
·
Caderno do professor e aluno.
·
Jornais e revistas
·
Livro didático.
·
Software Matemático.
·
Jogos Online.
·
Sites Educativos
·
Lousa, giz, compassos.
·
Calculadora.
Avaliação
e recuperação
Será de forma continua e
ocorrerá durante as atividades. Detectadas as defasagens, retomar os conteúdos
que não apreendidos para que ocorra uma aprendizagem eficaz.
Cristiane Pontes de Oliveira
https://docs.google.com/file/d/0B1Tcq2zfDsmWaTFmck82VFVka0U/edit?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário